- Os conceitos identificados no projeto desenvolvido com seus estudantes estão inseridos no currículo formal?
Sim.
- Você consegue inferir quais foram os conceitos, as atitudes e os procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo formal ou não foram explicitados no plano de aula elaborado?
Os conceitos, as atitudes e os
procedimentos desenvolvidos estavam previstos no currículo formal e foram
explicitados no plano de aula.
- Os conceitos, as atitudes e os procedimentos utilizados fazem parte do currículo?
Sim.
- O que os estudantes aprenderam sobre o uso de tecnologias constituem parte do currículo?
Sim, os estudantes aprenderam a
consultar o dicionário eletrônico, não tinham conhecimento da existência. O que
não faz parte do currículo é a consulta por intermédio do celular, isso foi
feito pela impossibilidade de usar a sala de informática.
- Então, o que é currículo?
Currículo é um
conjunto de assuntos que constitui um curso de estudos, planejado e adaptado às
ideias e necessidades dos alunos. Enfim, é um meio educacional para atingir os
objetivos de ensino.
A elaboração
do currículo requer planejamento e envolve toda a escola, a vida dos
estudantes, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais que
interferem no sistema de relações estabelecidas na dinâmica do processo
educacional.
O currículo
deve considerar a diversidade, a ampliação dos direitos dos educandos às
ciências, às artes, à cultura, às tecnologias de comunicação e informação e às
múltiplas linguagens de expressão e comunicação que constituem os sistemas de
uma sociedade.
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