quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Atividade 4.1 Conhecer objetos em multimídia


 
O trabalho desenvolvido pelo Prof. Lucas Ciavatta, no Bloco Passo,  http://www.youtube.com/watch?v=uO8TNrRvNKE, mostra que o  sucesso  do trabalho em grupo exige o esforço de cada membro e depende da sintonia dos participantes.
É possível que um educador de outra área, que não a música, desenvolva um projeto semelhante ao do Prof. Lucas, propondo atividades diversas para que os alunos interajam utilizando a tecnologia, para isso é preciso realizar um trabalho colaborativo em que alunos que têm mais conhecimento auxiliem na aprendizagem daqueles que apresentarem dificuldades.
Reflexão
·         Como fazer os alunos produzirem animações, vídeos, rádio  e outras produções multimídia?
Os alunos têm predisposição para utilizar a multimídia, basta apresentar o que deverá ser produzido, definir claramente o objetivo e a razão da produção, enfim uma visão do todo.
Fazer uma sensibilização, apresentar um roteiro a ser seguido, estabelecer se será  trabalho individual, em dupla ou grupo, estabelecer também uma data para a conclusão.
·         O que o aluno aprende quando é produtor de mídias?
Aprende a trabalhar com as diversas linguagens existentes (textos, sons) e com as variadas ferramentas da produção de multimídia, proporcionando autonomia intelectual.
·         Como se dá a distribuição de tarefas durante a  produção?
Fazer um roteiro distribuindo as tarefas de acordo com as habilidades, tendo como base o acompanhamento do professor.
·         Como se dá a produção colaborativa para desenvolver uma produção?
Deixar claro que é preciso disciplina, perseverança e respeito pelo outro e que o sucesso do grupo depende do esforço individual.
·         E a aprendizagem? Será que todos aprendem as mesmas coisas?
Não, a aprendizagem é resultado do interesse e das competências e habilidades de cada aprendiz.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário