O trabalho desenvolvido pelo
Prof. Lucas Ciavatta, no Bloco Passo, http://www.youtube.com/watch?v=uO8TNrRvNKE,
mostra que o sucesso do trabalho em grupo exige o esforço de cada
membro e depende da sintonia dos participantes.
É possível que um educador de
outra área, que não a música, desenvolva um projeto semelhante ao do Prof.
Lucas, propondo atividades diversas para que os alunos interajam utilizando a
tecnologia, para isso é preciso realizar um trabalho colaborativo em que alunos
que têm mais conhecimento auxiliem na aprendizagem daqueles que apresentarem
dificuldades.
Reflexão
·
Como fazer os alunos produzirem animações,
vídeos, rádio e outras produções
multimídia?
Os alunos têm
predisposição para utilizar a multimídia, basta apresentar o que deverá ser
produzido, definir claramente o objetivo e a razão da produção, enfim uma visão
do todo.
Fazer uma
sensibilização, apresentar um roteiro a ser seguido, estabelecer se será trabalho individual, em dupla ou grupo,
estabelecer também uma data para a conclusão.
·
O que o aluno aprende quando é produtor de
mídias?
Aprende a
trabalhar com as diversas linguagens existentes (textos, sons) e com as
variadas ferramentas da produção de multimídia, proporcionando autonomia
intelectual.
·
Como se dá a distribuição de tarefas durante a produção?
Fazer um
roteiro distribuindo as tarefas de acordo com as habilidades, tendo como base o
acompanhamento do professor.
·
Como se dá a produção colaborativa para
desenvolver uma produção?
Deixar claro
que é preciso disciplina, perseverança e respeito pelo outro e que o sucesso do
grupo depende do esforço individual.
·
E a aprendizagem? Será que todos aprendem as
mesmas coisas?
Não, a aprendizagem é resultado
do interesse e das competências e habilidades de cada aprendiz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário