O texto “Mídia-Educação no
contexto escolar: Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Florianópolis”, de Sílvio da Costa
Pereira, nos mostra que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
mudaram nossas vidas em todos os sentidos: no acesso ao conhecimento, nas
formas de relacionamento interpessoal, nas instituições e processos; trazendo
grandes desafios para o campo da educação, tanto em termo de intervenção quanto
de reflexão. Por isso, o educador tem que se apropriar dessas ferramentas de
forma crítica e criativa, escolhendo a mídia adequada para cada situação,
priorizando a reflexão.
Atualmente, a “alfabetização/letramento nas
mídias é tão importante para os jovens como as formas mais tradicionais de
alfabetização/letramento em relação aos textos impressos” (BUCKINGHAM, 2003, p.4),
por isso, tanto a alfabetização quanto o letramento midiáticos precisam ser
promovidos junto a jovens e adultos, para auxiliá-los a ler e escrever, de
forma autônoma, crítica e criativa, por meio das diversas possibilidades
comunicativas existentes.
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