quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Atividade 4.3 Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação


O texto “Mídia-Educação no contexto escolar: Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas  escolas de Florianópolis”, de Sílvio da Costa Pereira, nos mostra que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) mudaram nossas vidas em todos os sentidos: no acesso ao conhecimento, nas formas de relacionamento interpessoal, nas instituições e processos; trazendo grandes desafios para o campo da educação, tanto em termo de intervenção quanto de reflexão. Por isso, o educador tem que se apropriar dessas ferramentas de forma crítica e criativa, escolhendo a mídia adequada para cada situação, priorizando a reflexão.
Atualmente, a “alfabetização/letramento nas mídias é tão importante para os jovens como as formas mais tradicionais de alfabetização/letramento em relação aos textos impressos” (BUCKINGHAM, 2003, p.4), por isso, tanto a alfabetização quanto o letramento midiáticos precisam ser promovidos junto a jovens e adultos, para auxiliá-los a ler e escrever, de forma autônoma, crítica e criativa, por meio das diversas possibilidades comunicativas existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário