quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Atividade 2.9 – Prática Pedagógica – a realização




Relato do desenvolvimento da sequência didática da atividade Todas as línguas do Brasil: Variedades linguísticas, cujo plano de aula encontra-se na atividade 2.7 – Planejamento de uma atividade com hipertexto ou Internet.
A atividade foi desenvolvida em parceria com Profª Lúcia, da disciplina de História.
A atividade não foi realizada na sala de informática porque no período da manhã não há monitor do Acessa São Paulo.
A apresentação da atividade para os alunos foi feita no data show, em power point.
O produto final seria um dicionário de gírias e expressões típicas, mas a Direção da Unidade Escolar nos solicitou que fosse feito algo para expor no dia 19/10 – “Um dia na escola do meu filho”.
Os alunos, divididos em cinco grupos, correspondendo às cinco regiões do Brasil, já estavam pesquisando na Internet as gírias e expressões típicas e para expor optamos em fazer um painel com o mapa do Brasil dividido nas cinco regiões, onde os alunos colaram as gírias e expressões típicas de cada região.
A pesquisa na Internet foi feita como lição de casa e passada para o meu e-mail, fizemos a  seleção e providenciamos a impressão.
Os alunos se envolveram bastante, o desafio foi a pesquisa na Internet, não demos endereços de sites, apenas orientamos  que buscassem a informação no Google, inserindo palavras-chave ou frases síntese.
Os alunos compreenderam o foco e a proposta da atividade. A apresentação foi feita no data show, em power point.
Houve momentos em que a atividade foi conduzida pelas Professoras responsáveis e momentos em os alunos deram o ritmo.
Houve colaboração entre os  grupos.
Nós, professoras responsáveis, ficamos satisfeitas com o produto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário