segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Unidade 2


Atividade 2.1 - Experiência de navegar livremente
Enviada por Neide Maria de Carvalho em 13/09/2013 às 18:22:44

Navegar livremente pelo ciberespaço me absorve e me faz esquecer que tenho outros afazeres, acho que aí está o perigo da deriva.

Encontrei como porto seguro a Wikipédia, o Portal do Professor, Brasil Escola, Projeto Releituras e a Folha Digital.

A Wikipédia, fonte de pesquisas; Portal do Professor e Brasil Escola  consultas, troca de experiências; no Projeto Releituras posso copiar trechos de livros clássicos, ler. Com a Folha Digital estou "aprendendo" a ler o jornal na tela do computador.


2.2  Navegação em busca do conceito de hipertexto

Ao inserir no Google a pergunta “o que é hipertexto?” apareceu uma lista enorme de sites que fornecem a definição, indicando que o assunto é muito pesquisado.

Cliquei e conclui que as definições apresentadas são semelhantes. Não me perdi na caminhada, percebi que a Wikipédia é um bom exemplo para visualizar o uso do hipertexto.

Aprendi que o hipertexto é uma informação expandida e uma forma de escrita/leitura não linear. Percebi que os livros didáticos já usam esse recurso chamado, por alguns autores, de box e a que a Enciclopédia Barsa denominava de verbete.

Essa informação adicional é acessada por “links”, o conceito de “linkar”  ou de “ligar” textos foi criado por Ted Nelson nos 1960, influenciado pelo pensador francês Roland Barthes.

O hipertexto permite acessar, sequenciar / não sequenciar  e derivar novos significados e até acrescentar comentários às informações apresentadas.
Atividade 2.3 – Conceituando o hipertexto individualmente
Hipertexto  é um texto que expande o próprio texto, associando outras informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, esses novos dados esclarecem com mais precisão o assunto abordado. Trata-se de uma ligação que facilita a navegação dos internautas.
O formato digital não é o único suporte em que este modelo de organização da informação se manifesta, encontra-se também nos livros de formatos convencionais, onde autores procuram facilitar a compreensão  fornecendo explicações à parte.
Fontes:
www.unicamp.br – O hipertexto no contexto educacional
 
Hipertexto na sala de aula
1.       O hipertexto já é explorado na sala de aula quando apresentamos exemplos, citações ou outros textos que elucidem o assunto que está sendo abordado.
2.       A exploração dos hipertextos no formato digital proporciona a expansão dos assuntos e torna a leitura mais significativa para o estudante. Isso só poderá ser incorporado à minha prática profissional quando a escola onde trabalho disponibilizar os recursos tecnológicos disponíveis.
Atividade 2.5 - Reflexões sobre hipertextos
Os elementos não presentes no texto são as imagens e a música (som).
A falta de linearidade nos oferece possibilidades de leitura e escrita. Com um clique apenas podemos acrescentar em nossos textos explicações, informações, imagens, sons, sem que haja, necessariamente, uma hierarquia, mas organização e unidade.
O trabalho com hipertexto nos leva à pesquisa e à produção textual, facilitando a aprendizagem que ocorre incidentalmente e por descoberta, pois, ao buscar uma informação, o usuário do hipertexto está construindo o conhecimento de forma duradoura.
A forma como essas mudanças afetam o modo como ensinamos e aprendemos é associativa, por meio de fatores motivacionais algum tipo de aprendizagem acontece, possibilitando ao usuário uma certa autonomia. O hipertexto contribui para que sejam articuladas estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo.
Sugestão de leituras: O hipertexto no contexto educacional - Unicamp -www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html.
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário